Nesse artigo, te mostro 5 dicas para aprender libras. Todo ser vivo se comunica de alguma forma e se tratando de seres humanos, a maioria nasce com o privilégio de conseguir falar e escutar. Mas alguns precisam recorrer a outros meios para conseguir se comunicar.
Para quem não tem contato com pessoas portadores da surdez, acaba passando despercebido o privilégio que é poder falar e escutar. Se comunicando facilmente com as outras pessoas. Depois de perceber como uma coisa simples que fazemos no dia a dia, como falar, pode ser uma barreira para alguns é que aprendemos a valorizar ainda mais o que parecia banal para nós.
5 dicas para aprender libras
Entretanto, pare um pouco para se colocar no lugar de alguém que não possui esse privilégio e precisa recorrer ao sistema de Libras para conseguir se comunicar e mais: grande parte da sociedade não entende o seu meio de comunicação.
Difícil, não? Por isso, é importante que aprendamos pelo menos alguma coisa de Libras, pois existem mais de 10 milhões de pessoas surdas no Brasil que por muitas vezes ficam excluídas de atividades sociais. Para isso, abaixo estão algumas dicas importantes para aprender Libras e vivenciar a inclusão.
Estude por frases e contextos
Aprender Libras se assemelha com aprender um novo idioma, e é muito importante aprender em termos de frases e contextos, entendendo uma fala no geral, e não apenas um amontoado de palavras. As expressões são as mais importantes, estude com isso na cabeça e irá facilitar o seu aprendizado. No começo pode parecer difícil mas aos poucos você vai perceber tudo com mais facilidade, basta não desistir.
Procure cursos online e gratuitos
Existem diversos cursos e aulas no Youtube e em outras plataformas que ensinam gratuitamente Libras e muitos possuem uma ótima qualidade no conteúdo e na forma.
Procure por eles e faça pelo menos um por completo, com toda certeza extrairá conceitos e conhecimentos importantes desse curso. Algumas universidades oferecem programas gratuitos de Libras que podem te auxiliar muito nesse aprendizado, como exemplo, essas aulas da Universidade de São Paulo (USP) são totalmente gratuitas.
Aulas on-line podem facilitar todo o processo de aprender libras, mas nada como ter contato com outras pessoas que já usam libras e podem te ajudar a aprender.
Faça amizades com pessoas surdas
Para facilitar seu aprendizado e esse processo de inclusão de pessoas surdas, faça amizade com elas. Conhecendo sua cultura, o jeito de ser e detalhes que apenas a conexão entre você e a pessoa possibilita o conhecimento. Isso te ajudará a te dar um norte e um motivo do porquê está aprendendo Libras, te motivando a continuar o aprendizado.
Tenha paciência e persevere em aprender a língua
Sim, não é fácil aprender uma nova língua. Sempre sofremos com a dificuldade e a constante desmotivação e por isso é importante manter um objetivo definido e fazer uma auto reflexão do porquê de estar aprendendo Libras. Isso te ajudará a manter a paciência e perseverança.
Mesmo profissionais como professores que não estão acostumados com libras, podem sentir dificuldade no começo, mas aos poucos a coisa vai ficando mais fácil e você poderá dominar o básico para se comunicar ou se aprofundar ainda mais.
Conheça outras pessoas que estão no mesmo processo de aprendizagem
Aprender coisas novas é muito bom, mas aprender em conjunto é melhor ainda! Estar em grupos com pessoas com o mesmo objetivo te auxilia muito no aprendizado, porque você pode conversar com elas, tirar dúvidas, compartilhar histórias e fazer amizades.
Procure por grupos com esse mesmo objetivo para não se sentir sozinho no aprendizado e isso te ajudará a manter a constância no aprendizado.
Para finalizar, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e comente o que você achou.