Aquele frio na barriga e medo de errar cercam as mães em sua primeira gestação. Mas calma, confira essas dicas para mamães de primeira viagem e sinta-se mais segura e confortável com o ‘ser mãe’.
Para começar, não existe fórmula mágica para criar os filhos. Mas é sempre bom contar com ajuda e dicas de quem já passou pela primeira gestação. Algumas dúvidas ou medos podem ser aliviados com algumas dicas.
Nem sempre a maternidade é o mar de rosas que pintam para as mulheres por toda a sua vida, sendo um momento de grandes mudanças. Por isso, procurar se informar pode ser um grande aliviador das dores e um calmante para as mães.
Confira a seguir algumas dicas valiosas para se levar em conta durante a gestação:
Dicas para mamães de primeira viagem:
Dica 1# – Tenha uma reserva financeira
É impossível atualmente separar filhos e dinheiro. É uma importante discussão a ser feita. Planejado ou não, corra para fazer uma reserva financeira. Filhos são uma benção, mas uma benção bem cara. Essa é uma das principais dicas para mamães de primeira viagem!
Coloque tudo no papel. Itens básicos como fraldas, roupas, mamadeiras, móveis, remédios não podem ficar de fora. Mas não se esqueça também de criar uma reserva de emergência para gastos futuros e inesperados.
É importante se planejar para que seu bebê venha ao mundo e não falte nada a ele ou a você. Considere que nos primeiros meses terá muitos gastos extras. Talvez terá que contratar uma babá para te ajudar ou se for trabalhar precisará de alguém para cuidar dele. Tudo isso são gastos.
Dica 2# – Exames sempre em dia!
Siga o pré-natal ao pé da letra. O medo será bem menos com um acompanhamento constante com o médico. O planejamento do parto também pode diminuir suas ansiedades. Decidindo como você quer a realização do parto pode impedir surpresas desagradáveis, quebras de expectativas ou medo do desconhecido.
Sobretudo, examinar a si e ao bebê é primordial para uma gestação e nascimento saudáveis e com menos dores possíveis. Não coloque a saúde em segundo plano!
Se puder optar por um plano de saúde pago seria o ideal. Numa gravidez planejada, poderá fazer todo pré-natal e o parto pelo plano de saúde. Nesses casos existem uma carência de 10 meses (normalmente). Caso não tenha como pagar um plano particular, na rede pública encontrará acolhimento também mas sabemos como no Brasil o serviço público muitas vezes pode ser complicado.
Dica 3# – Rede de apoio
Aceite ajuda, não queira carregar o mundo em suas costas. A rede de apoio consiste em um grupo de pessoas que te ajudarão durante a gestação e a maternidade. Família, amigos, colegas, médicos. Se cerque de quem te quer bem e aceite que te ajudem.
Dica 4# – Cuide de você
Muitas vezes a mãe de primeira viagem preocupa-se tanto com seu bebê e em saber sobre tudo, que esquece de cuidar de si mesma. Lembre-se, o bebê quando não está dentro de você, está junto aos seus braços. Ele sentirá o que você sente.
Por isso, cuide de seu bem-estar físico, mental e social. Faça atividades que te proporcionam bons sentimentos. Saia, se exercite. Não se tranque dentro de casa, a gravidez não é impeditiva!!
Divida as responsabilidades com o maridão também. Não pegue tudo para si. Afinal, você não fez nenhum filho sozinha.
Dica 5# – Não faça comparações
‘Nessa idade o meu filho já estava andando’, ‘A minha gravidez foi bem mais tranquila que a sua’, ‘Seu filho está muito magrinho! O meu era rechonchudo’, ‘Sua barriga ainda não cresceu? Nesse tempo a minha já estava enorme’…
Chega! Cada gravidez e cada bebê é diferente de outro. Não ocupe sua cabeça com falas alheias que não levarão a nada. O que importa no final é você estar fazendo o acompanhamento médico correto e estar feliz consigo mesma e seu filho.
Gostou de nossas dicas para mamães de primeira viagem? Para finalizar, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e comente o que você achou.