Nesse artigo vou te mostrar algumas dicas para incentivar a leitura infantil. A melhor forma de tornar a leitura um hábito é iniciá-la desde a infância. Tem dúvidas de como introduzir os livros na vida dos seus filhos? Eles não têm muita paciência na hora da leitura?
As artes são fundamentais no desenvolvimento intelectual da criança. Seja aprendendo um instrumento, desenhando, pintando ou lendo. Essas práticas vão permitir maior autonomia e crescimento da criança.
Assim, a leitura além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é também responsável por inserir boas memórias, ensinamentos e virtudes em quem a pratica. Os livros infantis auxiliam as crianças a lidarem com seus medos, inseguranças e questões, de maneira leve e divertida.
Portanto, a leitura familiar ainda permite um ambiente de acolhimento e interação entre a criança e o adulto, trazendo para o lar uma nova forma de lazer em família. Confira então essas 4 dicas para introduzir seu filho(a) na leitura infantil:
Escolha dos livros
Procure por livros compatíveis com a idade das crianças. Livros difíceis para crianças menores podem fazê-las acharem a leitura uma atividade difícil e tediosa. Enquanto livros muito infantis para crianças mais velhas, deixam a impressão de que livros são chatos e sem graça.
Procure também diversificar os gêneros literários. Com isso, a criança entra em contato com diferentes formas de ver o mundo, além de conseguirem com o tempo, saber o que as agrada mais. Passe por livros, quadrinhos, revistas, ebooks e o que mais tiver!
O mais importante é que a leitura torne-se um hábito de forma natural, sem esforço. Deve ser algo espontâneo do pequeno. Com o tempo, isso estará incorporado no dia-a-dia da criança. Essas são importantes dicas para incentivar a leitura infantil.
Interaja com a história
Os livros infantis já são cheios de ilustrações lindas e interativas. Mas quanto mais atrativo, melhor. Por isso, ao ler para uma criança, use e abuse de caras e bocas, além de entonações exageradas na voz.
Torne a leitura uma atividade divertida, um momento de descontração e alegria. Crie boas memórias com a criança. É seu momento de brilhar na vida teatral. Invente vozes e cenários, efeitos sonoros e expressões faciais exageradas também valem!
Insira livros no seu dia a dia e no da criança
Nada melhor do que o exemplo. Não adianta você querer que seu filho goste da leitura e a faça com frequência, se você mesmo não abre um livro a anos. O caráter da criança é moldado segundo o que ela aprende e observa de seus responsáveis.
Por isso, traga o hábito da leitura não só para a criança, mas também para si próprio. Não precisa começar lendo Machado de Assis. Pode ser uma revista, história em quadrinhos, até mesmo um panfleto. O que importa é passar o exemplo!
Portanto, a leitura familiar ainda permite um ambiente de acolhimento e interação entre a criança e o adulto, trazendo para o lar uma nova forma de lazer em família. Confira então essas 4 dicas para introduzir seu filho(a) na leitura infantil:
Relação com a tecnologia
Atualmente, na era da tecnologia, a grande batalha na criação dos filhos, é competir com o uso dos meios eletrônicos. Por isso, trabalhe desde cedo em uma relação saudável dos filhos para com o uso da internet.
A tecnologia pode ser alinhada na hora da leitura. Ficaram com alguma dúvida ou curiosidade na história? Complemente os ensinamentos com fotos, vídeos e informações. Mostre que a tecnologia pode muito nos ajudar, mas que não somos dependentes dela.
Para finalizar, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e comente o que você achou.