Ler é uma delícia, mas ler com seus filhos é maravilhoso! Não há nada melhor que acompanhar os pitucos em seu crescimento e formação de caráter. Além de desfrutar momentos especiais com eles. Veja algumas dicas de livros infantis para ler junto com os pequeninos!
Para começar, a leitura só traz benefícios para a nossa vida. Para as crianças então, é uma importante atividade para desenvolver o raciocínio, senso crítico e valores nas crianças. E, sobretudo, fortalecer os vínculos familiares durante a leitura de pais e filhos.
Dicas de livros infantis
Os livros infantis ajudam tanto os pequeninos, a descobrirem sobre o mundo e si próprios, quanto os pais a lidarem com os sentimentos e etapas dos seus filhos.
Sempre abordando temas importantes, com linguagem acessível e ilustrações. Esses 4 livros te ajudarão a criar o hábito da leitura dentro de casa:
No mundo moderno, nossos filhos estão na maioria das vezes muitos focados em diversões eletrônicas: games, computadores, celulares e tablet. No começo pode ser um desafio tirar sua atenção dos eletrônicos e focas nos contos dos livros. Uma dica é começar com histórinhas intercalando com outras diversões. Essa alternância vai desenvolver no seu pequeno, uma curiosidade pela leitura já desde cedo. Um bom momento também é um pouco antes de dormir, para que acalmar e relaxar.
O mistério do coelho pensante – Clarice Lispector
Sim, a grande escritora Clarice Lispector também escrevia livros infantis! Nesse aqui citado, Clarice escreve como se contasse a história para seu filho Paulo. Um livro não para se ler, mas para conversar com seu filho depois é a proposta.
No livro, o coelho Joãozinho escapa de sua gaiola e conhece a liberdade, fugindo sempre que pode. Enquanto isso, os outros coelhinhos tentam descobrir como ele consegue isso. Ótimo para desenvolver diálogos, o livro é divertido e leve de se ler.
Sulwe – Lupita Nyong’o
Lindo e emocionante, esse livro da atriz, ativista e escritora Lupita vai trazer importantes ensinamentos para seu filho e te fazer chorar rios de lágrimas. O livro traz assuntos em volta do racismo, individualidade e amor próprio!
Na história, a menininha Sulwe se sente diferente das outras pessoas por ter sua pele mais escura e tenta constantemente mudar sua aparência. Até que ela acha no céu uma estrela cadente que faz seus pensamentos mudarem!
Orion e o Escuro – Emma Yarlett
Qual criança nunca teve medo do escuro? Até mesmo os adultos carregam esse medo consigo! Grande parte desse temor tem a ver com o medo do que se não vê, do desconhecido.
Embora muitas vezes, os próprios pais acabam instalando o medo na criança com frases como “cuidado que o bicho papão vai te pegar”, “cuidado com o escuro”, “não fica andando a noite que tem bicho”, assim por diante.
Mas ninguém merece viver com medo, né. Para ajudar a criança a deixar de temer o escuro o que, muitas vezes, pode atrapalhar sua noite de sono. Emma traz um lindo e divertido livro sobre o tema.
Nele, Orion não consegue ter uma noite sossegada de sono, tentando de tudo para afastar o escuro. Até que um dia, o Escuro, em pessoa, decide visitá-lo e conversar com ele.
O monstro das cores – Anna Llenas
Que livro gostoso de ler e que conteúdo riquíssimo!! Esse é o monstro das cores. A autora aqui entende que as crianças não são apenas mini pessoas que tem que ser postas na linha. Elas possuem emoções, travam batalhas e precisam de ajuda para se conhecerem e lidarem com as adversidades.
Sendo assim, o monstrinho ajuda as crianças a organizarem as próprias emoções. Divididas por cores, as emoções são ensinadas uma por uma. Repressão de sentimento? Aqui não!
Para finalizar, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e comente o que você achou.
Leia também: