Está quase chegando a hora, né papai. E o coração, está como? Confira nossas dicas para pais de primeira viagem. Se você está aqui é porque procura ser um pai ativo na criação dos filhos. Então já começou certo!
A paternidade é um dos momentos mais emocionantes e importantes na vida do homem.
Um serzinho com a sua cara traz muita alegria, ansiedade e preocupação. O que devo fazer para ser um pai presente na criação do meu filho?
Dicas para pais de primeira viagem
Confira algumas dicas para diminuir a ansiedade e não errar com seu filho.
Dica 1# – Pai desde o início da gestação
Você não se torna pai a partir do nascimento do bebê, mas sim a partir do momento que descobre que será pai. Por isso, acompanhe a gestação de seu filhota e cuide da mãe durante o processo.
Marque consultas ao médico, esteja presente e preste atenção nas informações passadas. O pré-natal é de extrema importância para que seu filho nasça saudável e que a gestação seja mais feliz e segura para a mamãe.
Continue lendo a lista de dicas para pais de primeira viagem.
Dica 2# – Comunicação
Ainda na barriga, o bebê é capaz de captar sons, movimentos e mudanças externas. Por isso, o vínculo de pai e filho já começa nesse período. Converse, cante e dengue. Faça com que seu filho reconheça sua voz ao nascer e fique mais confortável.
Ao nascer, não deixe a comunicação se perder. Converse sempre sobre tudo com seu filho. Mostre que, além de pai, você é um bom amigo. Crie um ambiente favorável à comunicação e seu filho crescerá mais a vontade para conversar.
Dica 3# – Participe da rotina de seu filho
Não adianta apenas ser um pai legal e engraçado. Grande parte do vínculo entre pais e filhos é criado nas atividades rotineiras. Divida as atividades e os cuidados com a mãe, não a sobrecarregue.
Seja colocar para dormir, dar banho ou trocar uma fralda, manter um maior contato com seus filhos fará com que vocês se entendam melhor. Você então o conhecerá como pessoa. Seus gostos, preferências, medos.
Está gostando de nossas dicas para pais de primeira viagem? Continue lendo.
Dica 4# – Cuide de si
De maneira genérica, os homens costumam cuidar menos de si do que as mulheres. Não apenas em questões estéticas, mas também de saúde e boas práticas. Se livre da masculinidade tóxica agora mesmo!
Não se abdique de consultas médicas e práticas de exercício físico. Você precisará de muita disposição e saúde para cuidar de sua família. E a coluna, principalmente, é bom estar em boas condições, porque terá muito colo para dar.
Dica 5# – Aja e reaja
Não espere a autorização ou o pedido de alguém para fazer algo. A casa está uma bagunça? Arrume. Seu filho está com a fralda cheia? Limpe. Viu algo que te preocupou em seus comportamentos? Converse com ele.
Seja um pai ativo e observador. Não deixe toda a responsabilidade de criar uma criança nas costas da mãe. Você também serve de exemplo para seu filho e deve mostrar iniciativa e que estará sempre ali para o que o filho quiser e precisar.
Não tem fórmula mágica. Para exercer uma paternidade ativa e saudável você só precisa de disposição. Leia sobre, procure se informar. Converse muito com outros pais e, principalmente, com seu próprio filho. Você irá agradecer mais tarde!
Já que decidiu ser pai, que seja da melhor forma. Não precisa ser perfeito desde o início, afinal ninguém é perfeito, não é mesmo? Mas basta demonstrar interesse e afeto e ir melhorando aos poucos noutros aspectos. A vida vai te mostrar o quanto é bom ser pai e cuidar deum pequeno ser que Deus te presenteou.
Gostou de nossas dicas para pais de primeira viagem?
Para finalizar, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e comente o que você achou.