Começou a aprender algum instrumento musical achando que já iria chegar tocando músicas da Legião Urbana? Mas se deparou com uma folha cheia de informações confusas, chamada partitura? Confira aqui dicas para leitura de partitura.
Dicas para leitura de partitura
Contudo, não se desespere, todos passam por essa fase. Depois de aprender a interpretar ma partitura, qualquer música fica ao seu alcance. De Los Hermanos a João Bosco, com uma correta leitura de partitura você conseguirá destravar sua alma musical.
Confira essas 4 dicas para tornar seu caminho mais fácil:
1# – Tenha calma
Não é do dia pra noite que você conseguirá ler uma partitura difícil. Respeite o processo, não pule fases. Não tente acompanhar o ritmo e a velocidade da música logo no começo. Mesmo os maiores músicos no início de suas carreiras tiveram que passar por esse mesmo processo de aprendizado gradual.
Comece devagar. Conforme você for dominando mais a leitura, os erros passarem a diminuir e você sentir maior confiança, vai aumentando o ritmo e velocidade da música. Se mantiver o interesse e se esforçar, você sentirá que está progredindo e isso vai te ajudar nessa caminhada.
2# – Estude os Conceitos Básicos
A música é como a matemática: universal. Uma nota terá o mesmo significado no Brasil e no Japão. Sendo ela padronizada, você dominando os conceitos básicos e conseguindo interpretar a partitura, conseguirá se sair muito bem no que tentar.
Comece estudando assim: figuras rítmicas (nomes e tempos), pentagramas, nome das notas, claves, pausas. Tendo esses conceitos em mente, a partitura deixará de ser um bixo de 7 cabeças e começará a fazer sentido.
3# – Escolha das músicas
A partir daqui você já sabe seu ritmo de estudos e os conceitos básicos da leitura de partitura. Que tal começar a treinar com uma música fácil e que você goste?
Comece pegando músicas simples, bem simples meeeesmo. Não adianta começar por uma música difícil, ou de nível médio, sendo que ainda está na fase iniciante. O processo vai se tornar desgastante e desanimador, por trazer a sensação de incapacidade.
Desse modo, procure por versões simplificadas de músicas que você gosta, tornando o processo mais prazeroso. Para saber que você está no caminho certo e a escolha de música foi correta, o certo é que consiga tocar a música em até 1 hora.
Demorou muito mais que isso? Tente músicas mais simples. Levou apenas alguns minutos? Já pode avançar para as próximas etapas. Mas lembre-se, só vale se você estiver lendo a partitura, não adianta se enganar decorando a posição dos dedos. A repetição levará a automação dos movimentos. A cada tentativa você poderá nota que está melhorando mais e mais.
4# – Não olhe para seus dedos
Uma das coisas mais difíceis de serem alcançadas na música é a confiança na hora de tocar. Muitas vezes, mesmo estando sós, nos envergonhamos de errar ou não tocar tão belo quanto gostaria. Isso é normal para todos os iniciantes que estão começando nesse universo da música.
Mas respeite seu tempo, a confiança é consequência de treino e frequência. Uma dica valiosa para não perder o foco do que se está tocando e, assim, diminuir os erros, é não tirar os olhos da partitura. Com o passar do tempo isso vai ficando cada vez mais natural.
Principalmente no tocar do piano ou teclado, muitas vezes o olhar é desviado da partitura para onde seus dedos estão indo. Mas tente diminuir a frequência com que faz isso. Ao tirar o foco da partitura, você fica mais sujeito ao erro. Erre, mas erre tentando acertar. Com o passar do tempo você se sentirá cada vez mais seguro.
Gostou de nossas dicas? Para finalizar, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e comente o que você achou.
Leia também